Barcelona

 

Imensa e contemporânea, Barcelona é a maior cidade da Catalunha, é daqueles lugares que sempre queremos voltar.É ideal para ser explorada a pé , pelas suas avenidas arborizadas e lindas.

Localizada ao longo das margens do Mar Mediterrâneo, Barcelona soube crescer de uma forma ordenada e integrada. Este crescimento conheceu as suas raízes no projeto urbanístico concebido em 1856, derrubando as muralhas medievais e abrindo a cidade às zonas circundantes. Para isso contribuíram arquitetos como Gaudí, Domenech i Montaner ou Puig i Cadafalch. Os edifícios desenhados e criados por estes homens ajudaram muito a criar a imagem de modernidade e prosperidade que Barcelona tem atualmente.

Barcelona tem muitas atrações para os turistas. Em cada esquina, em cada rua sempre algo para descobrir. Arquitetura Gótica, as famosas Ramblas, o Parque Guel de Gaudi, a Sagrada Família e La Barceloneta, em um emaranhado de ruas ao longo da praia com excelentes restaurantes e bares.
As ramblas são o ponto inicial para descobrir a cidade, foi nesta avenida que Pablo Picasso iniciou sua carreira como pintor. Não deixe de dar uma passada no Mercat de La Boqueria, é incrível, cheio de comidas típicas e de bons restaurantes. Provem os famosos tapas, aperitivos servidos em bares e restaurantes, geralmente acompanhados por uma bebida. Depois o ideal é seguir para o bairro Gótico, a cidade velha com seus mosaicos de estilos, que ainda tem os vestígios das antigas muralhas romanas mescladas a prédios modernistas. São mais de dois mil anos de história nas ruas estreitas e nas construções erguidas

Uma ótima pedida de passeio cultural é o Roteiro Gaudi, são diversas as obras espalhadas pela cidade, não se deve perder nenhuma delas, pois são os principais pontos turísticos da cidade. No badalado Passeig de Grácia, ficam a La Pedrera ou Casa Milà e Casa Batllò. O último ponto do roteiro é o Parc Güell, o principal da cidade

O Parque Montjuic é lindíssimo, localizado em uma montanha no ponto mais alto de Barcelona e tem uma vista privilegiada da cidade, fantástico para ver o pôr-do-sol . Uma das atrações mais bonitas é o Show da Fonte Mágica de Montjuic, à noite ao ar livre, acontece em alguns dias da semana dependendo da época do ano. O espetáculo é maravilhoso com luzes e músicas e durante 15 minutos. Imperdível!!!


Comer na Espanha é sempre um grande prazer, são inúmeras as opções de restaurantes e grandes chefs.

Quem sonhava em conhecer o El Bulli, o restaurante de Ferran Adrià, espanhol eleito cinco vezes o melhor chef do mundo pela revista Restaurant, pode matar parte da curiosidade visitando o Tickets, seu bar de tapas em Barcelona.


Tickets, o maior e mais famoso dos seis restaurantes do grupo, tem uma estrela Michelin. Nele, Albert apresenta “tapas de toda la vida”, os tradicionais belisquetes espanhóis com uma pegada contemporânea, e ingredientes locais combinados com sabores de outras regiões.

Esta minha ultima viagem a Barcelona não valeria, sem uma visita aos irmãos Adrià. Dedicados a transformar sua cidade natal em capital gastronômica da Europa.

Paella – Simbolo da gastronomia espanhola! Não poderia deixar de mencionar a iguaria. O Restaurant 7 Portes serve paellas espetaculares , tradicionalíssimo, em Lá Riera pertinho do Porto.


Tickets – Decoração é acolhedora e muito colorida , cozinha sem vidros , os clientes ficam em contato direto com o preparo dos alimentos . Show !!! A especialidade são os tradicionais tapas espanhóis, numa versão repaginada.

City Bar & Restaurant - Cozinha Mediterrânea, espanhola, excelente!

Disfrutar- Restaurante com ambiente incrível, pois faz parte da geração de restaurantes "modernos" com comidas diferentes e somente menu degustação. Vale a pena

Casa Leopoldo - Cozinha tradicional catalã , um clássico!

Patron - Restaurante espetacular. Gastronomia excelente, ambiente sofisticado, excelente atendimento, pratos incríveis e música ao vivo. Imperdível

El Nacional - Vale a pena visitar, conhecer e comer ! Mega bem localizado, organizado, bem decorado. Muitas opções de comidas, com diversos restaurantes. Só fiquem atentos com o horário, pois fica lotado!!!

Boca Grande - Local agradável, carta de vinhos excelente e comida sofisticada. Um dos melhores restaurantes de pescado de Barcelona. Os peixes são frescos e você escolhe na hora o pescado que vai comer.

Botafumeiro - Paella e frutos do mar. Muito bom , bem tradicional .


Can Cisa / Bar Brutal - Bar de vinhos , onde também se come tapas

Shoko – Restaurante que vira balada, muito bom .