Princess Ruby -Mediterrâneo
 

Cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo

Às vésperas das minhas férias que ocorreriam em Junho, fui convidado a fazer um Cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo. Aceitei sem pensar muito e comecei a me preparar para umas das experiências mais incríveis que já vivi.

O Cruzeiro foi realizado com a companhia marítima Princess, a bordo do navio Ruby, sendo um total de 11 noites, passando por vários países.

A Princess se destaca por ser uma companhia marítima Premium, o que significa que ela não é de alto luxo e nem popular, se enquadrando como uma empresa de serviços bons e com um padrão superior a algumas outras companhia marítimas.

Esse cruzeiro passou por vários países Europeus banhados pelo Mediterrâneo: Itália - começando por Veneza, Roma (Porto de Civitavecchia), Nápoles, onde é possível conhecer Pompeia, Sorrento, Positano, Capri, Amalfi e Livorno, podendo visitar Florença, Pisa e arredores; Grécia - conhecendo Atenas (Porto de Pireus) e Mykonos; Turquia - Éfeso (Porto de Kusadasi) e Istambul; França - Cannes e finalizando na Espanha, em Barcelona.

Algumas cidades não possuem portos ou o mesmo não tem capacidade para ancorar um navio muito grande. Nesse caso, o desembarque é feito pelos tenders, que são aqueles barcos menores, acoplados ao navio.

Essa viagem ocorreu durante o verão Europeu, que é muito agradável devido aos dias mais longos, onde se podia aproveitar bastante as cidades em que o navio ancorava e, após o retorno dos passeios, ainda era possível curtir um banho de piscina para refrescar.

Logo no início, já fiquei bastante surpreso com a recepção e o atendimento para o check-in. Funcionários atenciosos e tudo muito organizado, sem tumulto.

Inicialmente, eu não tinha o conhecimento de como seria fazer um Cruzeiro, seus detalhes e o quanto era extraordinário estar em uma construção humana gigante aos nossos olhos e ao mesmo tempo tão minúscula nos oceanos do nosso planeta. Para se ter uma ideia, esse navio tem 113.000 toneladas e capacidade para 4.280 pessoas, entre hóspedes e tripulantes.

Tenho algumas dicas valiosas que podem tornar ainda mais rápido e assertivo o momento da entrada no navio: primeiro, sempre chegue pelo menos 40 minutos antes do inicio previsto do check-in. Assim, você poderá ser um dos primeiros a ser atendido.

A segunda dica é: sempre leve uma bolsa de mão contendo alguns itens pessoais e talvez uma muda de roupa, já que a entrega da bagagem nas cabines é feita ao longo de todo o dia e você não terá acesso a ela tão imediato.

No momento do check-in, você recebe a chave da sua cabine, que tem o formato de um cartão e que vira a sua "moeda" a bordo. Isto, porque você fornece antecipadamente o número do seu cartão de crédito e, sempre que precisar comprar alguma coisa dentro do navio, você entregará a sua chave, para que o débito seja feito diretamente na sua conta. Viajando em família, você pode cadastrar somente um cartão de crédito para todas as chaves da cabine ou, se estiver viajando com amigos, cada um cadastra o seu próprio cartão na sua chave da cabine. Assim, cada um fica com seus próprios débitos.

Nesse primeiro dia, aproveite para conhecer as instalações do Navio, onde ficam os restaurantes, localização das piscinas, spas e também para conferir ou acrescentar algum detalhe referente à sua viagem.

Esses detalhes são importantíssimos e não podem passar despercebidos: decidir entre as dezenas de excursões (pagas à parte) pelas cidades que passará, reservar algum restaurante com algum tipo de gastronomia preferida ou para comemoração de alguma data especial (esses restaurantes são pagos à parte) e outros detalhes como planos de internet, promoções de SPA e etc.

A rotina do cruzeiro é muito interessante e intensa. Você recebe todos os dias a programação do dia seguinte. São informações sobre a próxima cidade em que o Navio vai aportar, horários de chegada e de partida, previsão média da temperatura local, ticket's da sua excursão caso você tenha contratado, informações sobre as festas programadas, temáticas ou não, agenda de espetáculos e atividades de lazer.

Com relação às excursões, é sempre mais seguro contratá-las com a companhia marítima, por serem totalmente seguras e cronometradas de acordo com o tempo em que o navio ficará ancorado no porto, o que evita problemas de atraso no retorno ao navio. O Ticket da excursão contém todas as informações referentes ao horário e local de apresentação para o inicio do passeio, sempre muito organizado, seguro e sem bagunças.

Os cruzeiros possuem várias categorias de cabines: desde as Internas onde você não possui nenhum tipo de vista, até Suítes enormes, com sala de jantar e banheira de hidromassagem. Mesmo as cabines mais simples têm o tamanho ideal para você colocar as suas malas e toda a sua bagagem no armário. Mas a minha dica é, sempre que possível, escolher uma cabine com varanda. Assim você poderá contemplar as chegadas e saídas da sua própria cabine, sem precisar ir ao deck aberto. Isso também faz parte do encanto do cruzeiro.

A pergunta que mais me fazem, quando falo que fiz um cruzeiro, é se o navio balança muito. A resposta é: NÃO. Hoje, os navios são altamente tecnológicos e todos têm estabilizadores potentes que não te deixam sentir absolutamente nada.

Por incrível que pareça, fazer um cruzeiro é a forma mais econômica, prática e confortável de viajar. Talvez por isso, seja a forma mais utilizada por americanos, canadenses e grande parte dos Europeus. As tarifas já incluem a alimentação: café da manhã, almoço e jantar, além de refeições intermediárias, que estão sempre disponíveis nos restaurantes.

A praticidade e o conforto da viagem estão relacionados, principalmente, ao fato de você dormir em uma cidade e simplesmente acordar em outra, sem precisar se preocupar com aeroportos ou estações de trem cheias e confusas, fazer e desfazer as malas, fazer check-in e check-out. Enfim, não se preocupar com absolutamente com nada. Perdão, apenas com o horário do início da sua excursão.

Além disso, fazer um cruzeiro é se deslumbrar com paisagens únicas, como por exemplo, um belíssimo pôr do sol em alto mar ou uma noite de lua cheia com céu estrelado como você nunca viu antes.... Escrevendo aqui, com estas simples palavras, parece uma bobagem mas, acreditem, são contemplações de tirar o folego de qualquer pessoa.

Essa categoria de Cruzeiro é repleta de atividades para adultos, crianças, jovens e idosos, contendo bares com música ao vivo, shows cômicos, cassino, academias equipadas com tudo que existe de melhor no mercado, salas de videogame, apresentações no teatro com algumas réplicas de peças da Broadway e boates super tecnológicas.

Geralmente, a moeda à bordo é o Dólar Americano ou o Euro, dependendo da Companhia e de onde ela estiver navegando.

Todas são super acessíveis para cadeirantes e idosos, com elevadores alcançando todos os andares e com rampas em, praticamente, todas as saídas e entradas.

Fazer um Cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo é uma experiência única, onde você mistura o turismo cultural enriquecendo sua alma e descansando o seu corpo. Mais que isso, é fazer várias viagens em uma só.




 
Princess Ruby - Rodrigo Amim 
 

Este BLOG foi feito por nossa equipe de Travel Expert.
Entre em contato clicando na imagem abaixo: