Puglia





A Puglia é considerada uma das regiões mais floridas do Sul da Itália, na verdade existem muitas coisas pelas quais vale a pena visitá-la. Pode ser visitada em todos os períodos do ano, seja no verão, seja nas estações mais frias, pois é sempre linda e fascinante, além de muito interessante. Sempre será uma surpresa apaixonante.



 A Puglia é uma região de mar, planície e montanha.Historicamente, sempre teve um papel de união entre Ocidente e Oriente, por ser banhada pelos Mares Jônico e Adriático. Praias limpas, com mais de 800 km de costa, lá estão as maiores salinas do “Bel Paese”. Uma região formada por uma fileira de terra que se estende pelo mar com praias maravilhosas para todos os gostos, como as arenosas Torre dell’Orso e Porto Cesario nas rivieras de pedra em Otranto e Santa Maria di Leuca, onde se encontram com o Mar Jônico, cristalino e calmo, e o Adriático, sempre muito azul. Fora as pequenas ilhas ao longo da costa que proporcionam belos passeios neste mar de azul intenso!! São várias cidades, planícies, praias, sabores e muita história para conhecer e experimentar. Abaixo seguem algumas sugestões.


O melhor seria chegar por Bari ou Brindisi, as maiores da Puglia e alugar um carro para conhecer a região, usando uma ou duas cidades para hospedagem em um período de uma semana, o ideal para experiências diversas. Na rota aproveita-se para visitar Matera, região vizinha a Pulgia(Basilicata) mas imperdível !






As cidades mais interessantes seriam:

- BARI
- OSTUNI (A CIDADE BRANCA)
- TARANTO (A CIDADE DE DOIS MARES)
- ALBEROBELLO (A CIDADE DOS TRULLI)
CISTERNINO (A ALDEIA MAIS LINDA DA ITÁLIA)
OTRANTO (A CIDADE DOS CAVALOS DE RAÇA)
LECCE (CIDADE DE BELEZA ÍMPAR)
MONOPOLI (ELEITA A MELHOR PRAIA DA ITÁLIA)
POLIGNANO A MARE (A CIDADE IMPERDÍVEL)

As cidades são sempre planas o que permite caminhadas incríveis,as oliveiras e futas por toda parte encantam pelo cuidado e tradição.

 

Impressiona a região toda coberta com oliveiras milenares (algumas têm identificação de idade entre 1.500 a 2.000) e tudo convida para sabores e experiências.

É possível uma desgustação de azeites e vinhos ,conhecendo o processo de extração e elaboração em uma das usinas de processamento.

 

Ter a experiência de fazer uma burrata ou uma mozzarella em uma fazenda! Delícia!!


 

Os hotéis da região são outro capítulo. Desde os pequenos e de muito charme no centro das cidades e os de fora das cidades chamados de Masserias entre as cidades e no meio dos campos de oliveiras. Os do centro das cidades são cheios de charme e labirintos transformados em belos quartos decorados com aconchego. As Masserias guardam os segredos das oliveiras milenares com jardins de ervas, SPA´s em meio a natureza, lençóis de linho, salas em tons pasteis e aulas de culinária com o melhor de tudo, da farinha, do azeite, dos tomates e o sal marinho local.

 

 

 

Viajar e descobrir a Puglia é uma viagem especial. A comida é especial, os habitantes muito receptivos, muita história a aprender e o que mais impressiona, a simplicidade.

Uma descoberta de pequenos vilarejos e seus restaurantes e especialidades familiares.

Por todos os lados há um restaurante delicioso, com uma pasta caseira e um molho segredo da família.

E finalmente aproveitar a viagem para conhecer Matera. Esta é uma oportunidade de visitar esta cidade Patrimônio Mundial da Unesco e imperdível.

Matera é uma das cidades mais antigas do mundo, linda, surreal, tem casas escavadas nas rochas e já foi cenário de muitos filmes famosos.

Tudo começou ainda na pré-história, quando as cavernas naturais serviam de moradia para os primeiros homens. Pouco a pouco, essas casas foram ficando mais elaboradas e, hoje, Matera é considerada uma das cidades continuamente habitadas mais antigas do mundo.

Matera segue ainda bastante autêntica e isto é o que impressiona.

As histórias da cidade, como está preservada até nos dias de hoje e a todo momento uma surpresa descoberta no walking tour, que é melhor fazer de Tuk-Tuk. Surpreendente!

Alguns hotéis aproveitaram estes espaços nas pedras e organizaram quartos modernos e diferentes, restaurantes em cavernas, enfim uma visita que não pode faltar nesta região. Programe-se este destino é imperdível!!




Puglia









Este BLOG foi feito por nossa equipe de Travel Expert.
Entre em contato clicando na imagem abaixo: