Bordeaux



Bordeaux 

Centro do mundo do vinho , a capital do sudoeste da França encanta também pela excelência de sua cozinha e oferece roteiros gourmands para todos os gostos. Uma das cidades mais lindas que conheci , é uma mini Paris .

A mais celebre região de vinhos do mundo concentra em seu entorno sete mil vinícolas que produzem mais de 850 milhões de garrafas de tintos e brancos por ano. Um em cada seis dos 800 mil moradores da região está empregado no negócio do vinho. Os vinhedos se estendem por todo o Estuário do Gironde e dos rios Garone e Dordogne . A área faz parte da região francesa da Aquitania , onde também produzem iguarias renomadas , como ostras de Arcachon e o de foie gras de Dordogne , pato de excelente qualidade e o cordeiro de Pauillac , entre outras delicias. Como se não bastasse a sétima cidade da frança em tamanho é de uma beleza imponente , com edifícios dos séculos XVIII e XIX , simétricos , construídos de pedra amarela de Gironde. Combinam à perfeição com os hidrantes e gradis de ferro pintados de um elegante azul-marinho em vez do corriqueiro preto usado no resto do mundo. Pelas ruas e alamedas centrais não circulam carros , apenas pedestres e o transporte coletivo é feito pelo Tramm , um moderno trem de superfície . Recém restaurada , Bordeaux foi tombada como patrimônio da Humanidade pela Unesco , e ainda ganhou um belíssimo calçadão na orla do rio Garonne e os trabalhos de recuperação ainda prosseguem na zona portuária em torno daquele que já foi o maior porto da França e o segundo da Europa. Em 2016 a cidade ganhou um enorme espaço destinado à cultura dos brancos e tintos. É a La Cité Du Vin, (cidade do vinho),prédio de arquitetura futurista, com formato que faz alusão ao movimento do vinho em uma taça ou em um decanter, segundo os arquitetos, não existe um símbolo específico para essa construção de 13.350 m2 de extensão e 55 m de altura, mas a referência à bebida de Baco é clara. Uma construção belíssima , vale a visita !

Não é difícil desvendar os prazeres que a região oferece , basta escolher o tema preferido. Se o interesse sãos os vinhos , Bordeaux é um paraiso . Pode-se começar com uma visita às principais lojas da cidade. A mais importante é a L’ Intendant , o lugar indicado para garimpar safras especiais do Chateau Petrus , pois pertencem ao mesmo dono. A loja é construída em formato de espiral , os vinhos são expostos nas paredes que circundam a escada e vão se tornando mais especiais e caros quanto mais altos. Totalmente climatizada tem 12 metros de altura e acomoda 15 mil garrafas.

Mas a melhor maneira de compreender os Bordeaux é fazer uma visita a seus Chateaux , que são as vinícolas . Um chateaux pode ser uma pequena casinha em meio aos cuidadíssimos vinhedos num simpático vilarejo ou uma construção grandiosa como o imponente Chateau Margaux . A maior parte da vinícolas estão abertas para visitas e na época da colheita pode-se até a inscrever para trabalhar por um dia no vinhedo.

Percorrer a rota dos Chateaux do Mêdoc, a mais celebrada das seis zonas vinícolas da região , é algo inesquecível .Uma pequena estrada de duas pistas estreitas e apenas 30 quilometros de extensão, chamada D2, concentra inúmeras vinícolas célebres. Estes cuidadíssimos vinhedos simétricos e pequenos vilarejos que emprestam seus nomes aos vinhos , como Margaux , Pauillac, Bages, e descobrimos que o Chateau Latour é vizinho de muro do Chateau Comtesse Lalande , que também fica em frente ao lindo Chateau Pichon Longeville.

São tantas as delicias encontradas na ruas de Bordeaux que existem tours com roteiros a pé por suas principais lojas de gourmandises . O passeio chama-se balade gourmand e tem duas horas de duração , com direito a parada para degustação nos mais festejados endereços. Faz parte do trajeto , a fantástica loja de queijos Jean d’ Alous , conhecida como a melhor da cidade. É possível passar horas ali, conferindo texturas e sabores de dezenas de queijos da região elaborados artesanalmente. Nos chocolates , a sofisticada Darricau faz bombons com vinho , além de excelente patê de fruit. Temos também a loja de Yves Thuries que tem os chocolates da nova geração com diferentes formas e gosto , além dos meus prediletos macarrons e trufas




Saint Emilion

Localizada no coração de um dos mais prestigiados vinhedos de Bordeaux, a famosa vila de Saint-Emilion, e conhecida pelos seus excelentes vinhos, também pode se orgulhar de ter um patrimônio historico invejavel.

Cheia de charme, a cidade medieval, orgulhosamente acampada em seu promontório rochoso, faz a felicidade dos amantes de belas pedras enquanto caminham pelas ruas inclinadas ladeadas de casas antigas. São inúmeros restaurantezinhos , lojinhas , sorveterias, com um bom gosto inacreditável . È possivel passar o dia inteiro subindo e descendo as vielas inclinadas e fazendo cada descoberta maravilhosa . Não deixem de subir na Torre do Roy ! Esta imponente masmorra do século XIII oferece desde o seu cume uma bela vista sobre os telhados e vinhas de Saint-Emilion. Os fãs da arquitetura religiosa podem admirar o claustro da igreja colegiada e seus antigos fogos, a incomum igreja monolítica do século XI escavada na rocha. Quanto aos gourmets eles podem deliciar-se com um grand cru ou deliciosos macarons feitos à mão desde 1620!


 

Sarlat La Caneda

Outra cidade imperdível ! É uma linda vila medieval que se desenvolveu em torno de uma abadia beneditina.Foi a primeira cidade a ser tombada pelo Patrimônio Mundial da Unesco, em 1962. Sarlat é um famoso centro gastronômico, com várias lojas vendendo todo tipo de produtos locais, mas os principais são o foie gras em diferentes composições e as trufas. Muitas lojas oferecem sessões de degustação. Na Place de la Liberté, no centro da cidade, acontece aos sábados um mercado considerado um dos melhores da região que oferece os produtos típicos locais como foie gras, nozes, azeites, trufas, queijos e cogumelos. É um local dos sonhos , o ideal é ir de abril a outubro , quando a cidade esta toda aberta para receber os turistas.No inverno não tem nada , quase tudo fecha .


 
 
Bordeaux


 
 


 

 
Este BLOG foi feito por nossa equipe de Travel Expert.
Entre em contato clicando na imagem abaixo: