Holanda




 
 
 
Talvez o charme ou o encanto principal de Amsterdam esteja em seus canais, ou em seus prédios de fachadas coloridas, construídos durante o século 17. Ou em suas pequenas embarcações que servem de moradia a tanta gente ou ainda na liberalidade cultural e sexual que há décadas deixou de ser novidade por aqui. Ou quem sabe na sua gente, comum aspecto tão bonito e saudável que nem parecem reais. Ou quem sabe a razão principal é o fato de ser uma cidade construída abaixo do nível do mar, onde as pessoas tem o hábito de usar sapatos de madeira, produzir queijos divinos e trabalhar em moinhos de vento. Mas pensando bem estas coisas também existem em outros lugares do mundo! Talvez o encanto de Amsterdam esteja simplesmente porque aqui pode-se encontrar todas estas coisas, ao mesmo tempo e no mesmo lugar.

A primeira dica para conhecer a cidade é ter um confortável par de sapatos, porque tudo deve ser feito a pé. O centro de Amsterdam tem como coração, a estação de trens. A cidade vista de cima assemelha-se a um polígono regular, onde ruas e canais alternam-se com equilíbrio perfeito.

Graças à profusão de canais Amsterdam ganhou o apelido de Veneza do Norte. Tudo está perto e é fácil chegar a qualquer lugar, mesmo porque o terreno é absolutamente plano, tornando as caminhadas ainda mais agradáveis. Entre os moradores a bicicleta é o meio de transporte preferencial, e faixas destinadas às bicicletas, demarcadas em todas as ruas, devem ser levadas a sério para evitar acidentes. E para turistas um passeio pelos canais é um programa imperdível, pois permite percorrer praticamente todo coração da cidade e apreciá-la a partir de um ângulo privilegiado. Uma caminhada pelo centro da cidade certamente vai fazer você percorrer a avenida Damrak, e a estação central de trens.

Por lá se encontram muitos restaurantes, hotéis, lojas, o que é muito conveniente para turistas, mas como este é praticamente o corredor de entrada principal da cidade é ao mesmo tempo muito movimentado. Além da avenida Damrak, as outras principais áreas comerciais da cidade estão situadas ao longo das ruas Nieuwendijk, Kalverstraat, Leids e Straat e a praça Leidseplein. Torres como a Montelbaanstoren, são pontos tradicionais da cidade, e antigamente serviam como referência para os navios, na época das grandes navegações. O período de ouro da Holanda foi no século 17, quando chegou a ser a dona dos mares, e Amsterdam uma cidade riquíssima, como um dos maiores centros comerciais da Europa.

Os tamancos de madeira Holandeses (klompen) são mais do que uma tradição. Ainda hoje são usados por muita gente no dia a dia, seja por hábito, ou por fazer bem à coluna e à postura, como gostam de dizer os Holandeses. Um programa interessante é visitar uma das fábricas de tamancos. Um dos prédios mais importantes de Amsterdam é o Rijksmuseum. Com mais de 260 salas tem uma coleção fantástica de obras primas, entre as quais diversas obras do famoso pintor holandês Rembrandt. Se você gosta de pintura vai ficar emocionado quando ver a Ronda Noturna, um dos quadros mais famosos e valiosos do mundo, sempre rodeado de turistas e amantes da arte. A coleção de obras de arte do Rijksmuseum é riquíssima e há também obras de Vermeer, Frans Haalse Jan Steen. Depois visite o Museu de Van Gogh e o Stedelijk Museum com obras de Monet e Cèzanne. Visite também o Museu de História de Amsterdam onde se pode conhecer a interessante história desta cidade.

Outra tradição Holandesa são os realejos gigantes, quase sempre montados em reboques, e que são encontrados em vários pontos da cidade. Com bonequinhos vestindo roupas típicas, sempre coloridos e tocando uma musiquinha alegre. Outra característica da cidade é sua fama de Capital dos Diamantes, pois é em Amsterdam que estão as principais empresas de lapidação do planeta. Diversas estão abertas à visitação. Os moinhos são uma vista comum em toda a Holanda e tem sido usados desde o século 14 para bombear água das terras abaixo do nível do mar, conquistar mais terreno mar a dentro, permitindo aumentar o território da Holanda com a construção de novos diques, mas também para moer trigo, cacau, no preparo da cerâmica e em muitas outras atividades do dia a dia. Já existiram centenas em todo o país, mas infelizmente hoje o seu número é muito menor.

Mas não são apenas os tamancos nem os moinhos que fazem a fama da Holanda. O queijo holandês, como o Gouda e o Edam, é um dos melhores do mundo e quem visitar um supermercado com certeza ficará tentado pela enorme variedade de opções. Se estiver passeando pelo centro a sugestão é o ótimo supermercado situado atrás da praça Leidseplein, que tem um imenso setor de queijos.

Outra marca registrada da Holanda são as tulipas. O país é responsável por mais da metade da produção mundial de flores e como não poderia deixar de ser, em Amsterdam elas estão em todas as partes da cidade, principalmente nos mercados de rua, como o existente perto da torre Muntoren. Lá você vai encontrar tulipas de todas as cores, e até em saquinhos de sementes, se quiser levar para plantar em casa. Se tiver tempo, melhor ainda é visitar um dos campos de flores, que ficam por perto, ver onde elas são plantadas e comprar lá mesmo, pois o lugar é muito bonito. Um dos mais belos campos de tulipas do país é o existente na região de Leiden, ao sul de Amsterdam.

Você conhece a história de Anne Frank? Ela tinha 13 anos e durante a segunda guerra mundial viveu escondida por mais de dois anos num compartimento secreto localizado nos fundos de um prédio, com sua família, sem nunca poder sair para brincar, fazer qualquer barulho, nem ser vista por ninguém. O relato deste período está no diário que esta menina escreveu, chamado O Diário de Anne Frank, traduzido em todas as línguas. O esconderijo da família foi descoberto pelos nazistas apenas um mês antes da libertação da cidade pelas tropas aliadas. Hoje o lugar onde ela passou aqueles anos escondida foi transformado num museu,e esta é uma das visitas mais emocionantes de Amsterdam.

Sugestão para quem está de carro e quer dar um passeio pelas redondezas: Volendam, meia hora ao norte de Amsterdam. Esta é uma pequena e graciosa cidade à beira-mar, onde se pode sentir o que é a estranha sensação de viver abaixo do nível do mar. Complementando o passeio pelos arredores de Amsterdam não pode faltar uma visita à Zaanse Schans. Este local pode-se dizer, é uma mistura de fazenda com parque temático e é uma ótima pedida para se passar uma tarde. Fica na direção de Purmerend, norte de Amsterdam. Lá você vai encontrar várias coisas típicas da Holanda, muitos moinhos para visitar, lojinhas vendendo todo tipo de produtos típicos e restaurantes servindo comida tradicional.

A região mais charmosa, fica ao sul da Stadhouderskade, bairro dos museus, butiques de luxo e cafés badalados que disputam as calçadas da P.C. Hooftstraade da Van Baerlestraat, enquanto ao redor do Vondelpark mansões particulares e casas burguesas gozam de uma calma invejável. Não deixem de alugar uma bicicleta e passear pela Vondelpark, imperdível!



Tunes bar & restaurant | Conservatorium - Van Baerlestraat, 27 - Tel +31 20 570000

O mais badalado restaurante da cidade. Cosmopolita com seu conjunto de menu 'à la carte' e dois menus de degustação de oito pratos. Como seu serviço sofisticado o restaurante é especializado em oferecer autênticos pratos locais lindamente preparados. Imperdível!

Brasserie Ambassade | Herengracht, 339 - Tel +31 205550255

Cozinha Francesa
Muito aconchegante em uma casa à beira do canal. Comida francesa de primeira, atendimento muito bom e preço justo. Vale demais à pena.

Senses Restaurant | Vijzelstraat, 45 - Tel +31 20 530 6266

Cozinha Internacional, Europeia.
Ambiente moderno e elegante. Comida muito saborosa , apresentação dos pratos e atendimento excelentes . O Chef surpreende com as pequenas surpresas deliciosas.

Teppanyaki Restaurant Sazanka | Hotel Okura, Ferdinand Bolstraat, 333 - Tel +31 20 678 7450

Cozinha Japonesa, Asiática.
Se a comida é excelente, o show que o cozinheiro faz durante sua preparação é igualmente impressionante.

Lion Noir | Reguliersdwarsstraat, 28 - Tel +31 20 627 6603

Excelente carta de vinhos, ambiente super bacana, ótimo atendimento e pratos muito gostosos

Restaurant Black and Blue | Leliegracht, 46 - Tel +31 20 625 0807

Excelente Steak House. Ambiente muito bom gosto .

Foodhallen | Bellamyplein, 51

Espécie de mercado gastronômico, com espaços individuais, um ao lado do outro, todos pertencentes à restaurantes da cidade. Aqueles que curtem um bom hambúrguer, por exemplo, irão gostar do The Butcher . Para os que gostam de asiáticos , não pode deixar de provar as delícias do Việt View, especializado em street food vietnamita. Os rolinhos spring roll fritos são sensacionais!

Hosokawa | Max Euweplein, 22 - Tel +31 20 638 8086

O Chef Hosokawa prepara sashimis e sushis espetaculares. O nigiri unagui então, é um manjar dos deuses. O atendimento é super profissional.

Graham's Kitchen | Hemonystraat, 38 - Tel +31 20 364 2560

Um dos melhores da cidade , serviço e comida excepcional ! Para a quem gosta de refeições requintadas, é ótima opção.




Amsterdam







Este BLOG foi feito por nossa equipe de Travel Expert.
Entre em contato clicando na imagem abaixo: