Costa Amalfitana



Uma viagem emocionante no sul da Itália, por uma estradinha que se equilibra no alto de penhascos, para contornar a Costa Amalfitana, menos de 100 quilômetros entre Sorrento e Salerno. Sinuosa e espremida contra as montanhas, muitas vezes só dá passagem para um carro em sentido único, fazendo uma fila gigante e um festival de buzinas. Tem que ser bom motorista, já que a maioria dos carros da região é batida nas laterais , rsrs. Carros e ônibus precisam andar bem devagar e não é raro um trecho ficar fechado por um período, devido a algum acidente. A vista que se tem de lá compensa todos os percalços. Esta viagem é para ser feita devagar. A qualquer momento, pode surgir uma linda cidadezinha branca pendurada na encosta ou uma enseada quase secreta. No caminho, sempre que encontrar um punhado de carros estacionados à beira da estrada, pare! Senão, você corre o risco de passar batido pelas praias mais escondidas como Furore, que é cercada por um fiorde de 300 metros de altura e que parece ter saído da Noruega, onde todos os anos, no primeiro domingo de julho, é realizada uma competição espetacular de mergulho a partir de uma ponte. Ou pode perder ainda, um novo e surpreendente ângulo de Capri, a ilha mais bonita da Itália, que está a menos de uma hora de barco e é o complemento perfeito para qualquer roteiro pela belíssima costa italiana. A maioria das praias fica entre Positano e Amalfi, entre elas, Praiano, Sant’Andrea e Marmoratta. Antes de chegar a Amalfi, tem a gruta Esmeralda, que é imperdível!
 

 
 
 
Nem todas as cidades da Costa Amalfitana têm praia. De toda forma, a beleza está no conjunto que mistura natureza, casas, ruas charmosas, penhascos e, claro, praias.

Para quem quer ficar no burburinho e badalo, sugiro se hospedar em Positano ou Amalfi.

Amalfi ostenta sua catedral vistosa, herança de quando era uma potencia economia do mediterrâneo. Hoje, a beleza do lugar, o impressionante cenário à beira-mar, a temperatura agradável e os restaurantes consagrados com a deliciosa comida da região fazem desta cidade, um balneário muito procurado.

Ravello, que vem logo após Amalfi, fica acima do nível da estrada. É uma pequena vila localizada no alto das montanhas. Para chegar até lá é preciso encarar uma subida em caracol, que vai dar num platô de onde se tem a vista mais ampla da costa. Existem concertos apresentados quase diariamente na Vila Rufolo, mansão que serviu de residência do compositor Richard Wagner no passado. São realizados nos jardins da mansão, ao ar livre e de frente para a costa mais bonita da Itália.

Sorrento é a cidade preferida de Caruso, o tenor que deu fama mundial à canção Torna a Surriento. Explore seus mirantes. Pegue a estradinha até Nerano, onde estão as primeiras praias da Costa Amalfitana e no dia seguinte deixe o carro em alguma garagem e tome o barco para Capri. Outra dica imperdível!

Positano, a cidade mais charmosa de todos os roteiros, empilhada quase verticalmente sobre uma montanha, tem forma de pirâmide é um labirinto de becos e ruelas, num sobe e desce que não acaba mais. Pare o carro e descubra um terraço para tomar um drinque à espera do pôr do sol ou um atalho que vai dar na praia. Que tal um jantar à luz de velas no badalado hotel Le Sirenuse? Imperdível!

Nesta região, o acesso as praias é livre para quem quiser estender a própria toalha, mas não é nada confortável. As praias não são de areias brancas e finas como as nossas, mas de pedrinhas escuras. O que as torna especial é o desenho das montanhas, não propriamente o encontro do mar com a terra.

Para aqueles que não querem alugar um carro , no verão, a Metrò del Mare liga as principais cidades da Costa Amalfitana pelo mar.

Vindo de Roma, vale a pena passar por Nápoles e Pompéia, que ficam bem no meio do caminho. Animada e alegre , Nápoles é considerada uma das maiores cidades italianas, perdendo apenas para Roma e Milão. Nada como desbravar cada uma de suas ruelas que, além de bastante estreitas, costumam ficar muito cheias também. Uma das mais interessantes por lá é a Via San Gregorio Armeno, que está repleta de lojinhas e boutiques. Impossível deixar de comer a maravilhosa pizza, afinal é a terra dela .

Já Pompeia, que sumiu do mapa numa violenta erupção do Vesúvio em 79 d.C., até hoje ainda não foi resgatada por inteiro, o que aumenta o seu fascínio.


Evite alugar carro na região, a não ser que seja um excelente motorista e que seja um compacto. Não se impressione com a falta de espaço, o beco em que você relutava entrar, dá passagem para caminhões e pode até ter trânsito nos dois sentidos. Em Nápoles, deixe o carro no estacionamento e ande de Uber ou taxi.

Não se incomode com as buzinas. Italianos buzinam o tempo todo para pedir passagem e outras cositas.

Quando quiser fazer uma conversão, dê a seta e entre. Os italianos não acreditam em gentilezas. Se ficar esperando que alguém de passagem, esqueça!

Ao se aproximar de uma curva fechada na Costieira Amalfitana, buzine. Se ouvir uma buzina antes da sua, encoste o carro: vem gente no sentido contrário.

Encare a faixa de pedestres apenas como uma referência. Os carros avançam e os pedestres, por sua vez, atravessam a rua mesmo com o sinal fechado. Uma loucura.

A Costa Amalfitana é hoje um dos destinos mais procurados no verão e, de junho a setembro, atinge a sua melhor combinação de sol, calor e beleza. Nesses meses, todos os hotéis, lojas e restaurantes estão em plena atividade o que, inclusive, eleva muito o preço dos hotéis.

Não deixe de comprar o famoso licor Limoncello, vendido em todas as lojinhas de souvenirs.




Il Buco - Um dos melhores restaurantes da região, com uma estrela Michelin.

Zass - Restaurante estrelado do hotel Il San Pietro. O lugar é lindo e tem uma das mais espetaculares vistas do mundo. Não deixe de ir.

La Sponda - Do maravilhoso Hotel Le Sirenuse. Que experiência! Música ao vivo, comidas maravilhosas, sobremesas incríveis , ambiente lindíssimo e vista incrível .

Da Adolfo - Indicado para o almoço. Restaurante com um conceito diferente e muito simples, à beira mar e com os pés na areia é o queridinho das celebridades. É necessário ir de barco.

Franco’s Bar - Ideal para provar um dos melhores drinks da cidade. Vista e paisagem maravilhosas. Tente chegar cedo, pois não trabalham com reserva e a fila tende a ser grande e demorada para ver o pôr do sol.











Costa Amalfitana




Este BLOG foi feito por nossa equipe de Travel Expert.
Entre em contato clicando na imagem abaixo: